BANCO DE SANGUE

Sobre

Nosso serviço de hemoterapia é realizado em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e atende a 90% de todas as demandas transfusionais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A doação de sangue é realizada no banco de sangue do hospital, localizado no andar térreo, próximo ao ambulatório do SUS, no período da manhã, das 07h às 11h.

O QUE FAZEMOS

Todo o candidato à doação de sangue passará por uma triagem hematológica, onde é realizado o hematócrito para avaliar as hemácias e hemoglobina. Em seguida é realizada uma triagem clínica, a fim de avaliar as condições de saúde do doador, dentro dos critérios da política nacional de sangue, contribuindo assim para uma transfusão de sangue com mais segurança para todos, principalmente o receptor. Por isso é fundamental que o doador seja sincero. Nesta etapa poderá ser identificado se o doador está apto ou não para realizar a doação e se a inaptidão é temporária ou definitiva.

Após a doação é oferecido lanche para o doador. É fundamental este momento, para se reidratar e repor os nutrientes e também se auto observar. É necessário beber bastante líquido nas primeiras seis horas, como também não praticar esportes radicais ou atividades de risco. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml. Lembrando que não vai fazer falta. São coletadas amostras de sangue para fazer exames para hepatite B e C, HTLV I e II, HIV, Doença de Chagas, Sífilis e tipagem sanguínea.

Fale Conosco

Telefones para contato: (82) 3218-0242 ou 3315-2109.

© 2020 Hospital Veredas. Todos os direitos reservados.
Resp. Técnico: Dr. 
Carlos Amaral | CRM-AL 4046